O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extenso em Direito Ambiental e Direito Animal - NIPEDA, instituto acadêmico vinculado à Linha de Pesquisa Relações Sociais e Novos Direitos do Programa de Pós-graduação em Direito, Mestrado e Doutorado da Universidade Federal da Bahia, tendo por objetivo o desenvolvimento de atividades interdisciplinares de pesquisa e extensão no âmbito da pós-graduação e da graduação da Faculdade de Direito da UFBA.
Linhas de pesquisas e extensão:
Direito Ambiental Pós-moderno e Mudança Climática;
Abolicionismo Animal;
Tributos Ambientais e a Redução da Fome;
Direito Animal Constitucional.
Objetivo: Introduzir o aluno aos principais temas do sistema do Direito Ambiental brasileiro, incentivando uma reflexão crítica sobre os seus fatores políticos, econômicos, ecológicos e jurídicos. Além de analisar as principais correntes doutrinárias e jurisprudenciais do Direito Ambiental; discutir as questões filosóficas e jurídicas, e estender o estudo da matéria ao campo multidisciplinar.
Extensão Universitária
Atividade curricular em comunidade: Ética e Direitos dos Animais
Descrição: Atividade de educação ambiental desenvolvida por estudantes da UFBA nas escolas publicas da capital e interior do Estado, vinculando o ensino/pesquisa e sociedade visando a articulação do conhecimento sobre o meio ambiente entre a universidade e os diversos níveis da educação formal e não-formal.
Objetivo: Introduzir no mundo acadêmico uma nova viso do objeto jurídico sob o enfoque do Direito Animal e Direito Ambiental, promovendo uma reflexo crtica sobre os fatores políticos, econômicos, ecológicos e jurídicos que sustentam a exploração institucionalizada dos animais na sociedade contemporânea. desenvolver documentários sobre o tema: direito ambiental, jornalismo, direitos humanos e direito animal; a fim de que possam ser exibidos em escolas públicas da comunidade baiana, possibilitando o desenvolvimento uma nova perspectiva ambiental. Deste modo, este projeto recebe o apoio do Núcleo de Vídeo da Faculdade de Comunicação, por intermédio da Professora Doutora Simone Bortoliero que ajudar o desenvolvimento do projeto, inclusive capacitando estudantes na elaboração de vídeos documentários para a comunidade local e escolas publicas.
Monitoria Estudantil e de Projetos Acadêmicos
Descrição: O estímulo, dentro da universidade, da atividade de monitoria faz com que o discente ganhe experiência e prática com o processo de produção do conhecimento, tendo a oportunidade de melhorar a sua capacidade de elaborar textos, poder aprofundar o conhecimento na área da monitoria, podendo identificar sua tendência profissional (carreira de magistrado ou de magistério), além de aplicar assuntos que já cursou, revendo-os. Outra capacidade a ser desenvolvida é habilidade na comunicação oral ao apresentar aulas e palestras junto com o professor. Assim, Esta atividade possibilita a aplicação do que já se viu na disciplina, a fim de que melhore o desempenho tanto do monitor quanto de seus monitorados. Por fim, pode ser útil na definição do tema do trabalho de conclusão do curso.
Objetivo: Estimular os acadêmicos a desenvolverem projetos de pesquisa na área de direito Ambiental. Estudar os aspectos e regimes nos vários regimes constitucionais do meio ambiente, propondo-se a estimular o desenvolvimento do pensamento científico e a criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com pesquisas e com os alunos através do debate em sala de aula; Efetivar a ação educacional, valorizando a ética, a formação de atitudes, a solidariedade e o sentido de liberdade com responsabilidade; Promover mais interação entre professores e alunos; Implementar as atividades de ensino, de pesquisa e de extensão; Despertar nos alunos a vocação para o Magistério; Proporcionar maior participação dos alunos nas atividades docentes.