IV WORLD CONFERENCE ON BIOETHICS AND ANIMAL RIGHTS

BRASÍLIA E OS DIREITOS PÓS-HUMANISTAS

Desde o período monárquico, pensava-se em estabelecer uma capital política nacional como uma forma de aproximar os laços entre as diversas regiões brasileiras. Sob as curvas do Modernismo Tropical de Oscar Niemeyer e planejamento de Lúcio Costa, emergiu no planalto central em dia 21 de abril de 1960: Brasília – terceira capital federal, após Salvador e Rio de Janeiro.
Refúgio de intelectuais, críticos e jornalistas, Brasília tornou-se palco de efetivas mudanças sociais e políticas nacionais, das DIRETAS JÁ aos caras pintadas, das manifestações contra os gastos públicos e contra a PEC 25, que retirava os poderes investigatórios do Ministério Público.
 Este cenário “faroeste caboclo” vem sendo desenhado ao decorrer dos anos por cidadãos que buscam a partir de  novos ideais, transformar a paisagem brasileira e possibilitar a inserção de novos direitos para novos atores sociais.
Esta tem sido à missão de pessoas como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro,  Renato Russo, dentre outros que corroboram com uma evolução cultural  brasileira. Agora, Brasília vai marcar, simbolicamente, o avanço em direção a uma nova geração de direitos fundamentais: os direitos pós-humanistas.
Sob a coordenação dos professores doutores Anderson Furlan (Universidade do Distrito Federal), Heron Gordilho (Universidade Federal da Bahia) e Tagore Trajano (Instituto Abolicionista pelos Animais), será dado o pontapé inicial durante o IV World Conference on Bioethics and Animal Rights (IV Congresso Mundial de Bioética e Direitos dos Animais), arena que vai  oportunizar a discussão sobre os desafios e perspectivas destes novos tempos, através de um processo educativo alinhado com uma  nova política  cultural pós-humanista.
É o momento de ultrapassar a esfera do pensamento tradicional e avançar em direção a uma efetiva ação política que inclua novos sujeitos de direito. Pós-humanismo: desafios e perspectivas” será o refrão a ser entoado durante os dias 27 a 30 de Agosto em solo candango, onde professores, juristas, estudantes, cientistas, intelectuais, políticos e ativistas de vários continentes estarão reunidos no Centro Universitário da UDF.

Sejam todos bem-vindos, pois faremos de Brasília a capital mundial do pós-humanismo.