Mensagem de status

The page style have been saved as Padrão.

TAGORE TRAJANO DE ALMEIDA SILVA

Bacharel em Direito (2007), pela Universidade Federal da Bahia, instituição da qual obteve seu mestrado(2009), e doutorado(2013). Durante seus estudos, tem se especializado no campo do Direito Animal, Constitucional e Ambiental, rediscutindo a Teoria Geral do Direito para incluir na esfera de consideração jurídica novos seres, tais como os nao-humanos.
Ainda durante os estudos do Mestrado, estudou com o Professor David Favre, sendo visiting Scholar na Michigan State University, instituição que se tornaria fundamental para a publicação on-line da Revista Brasileira de Direito Animal, a qual coordena junto com os Professores Heron Gordilho e Luciano Santana. Como resultado dessas pesquisas publicou o livroAnimais em juízo, em que rediscute os conceitos de sujeito de direito, personalidade e capacidade jurídica, demonstrando, através de uma Hermenêutica Evolutiva, a possibilidade dos animais serem considerados sujeitos de direito.
Em 2013, defendeu a tese de doutorado sob o título: Direito Animal e Ensino Jurídico: formação e autonomia de um saber pós-humanista, evidenciando a necessidade da criação da cadeira de Direito Animal nas Faculdades de Direito como uma forma de superação da crise no paradigma jurídico atual. Para o autor, com o rompimento do paradigma antropocêntrico parte-se para um momento de novas respostas e alternativas pedagógicas do direito a possibilitar a ampliação da consideração jurídica para outros seres antes não pensados.
Para tanto, evidencia em sua tese quatro princípios que regem o Direito Animal como disciplina jurídica: 1) Dignidade Animal; 2) Antiespecismo (igualdade interespécies); 3) Não-violência (respeito); e 4) Veganismo (não-instrumentalização). Estes princípios fundamentam o novo tipo de relação jurídica entre humanos e não-humanos.

 

Função: 
Pesquisador